Praia do Rosa

Além das inúmeras opções de hospedagem e gastronomia, a Praia do Rosa conta com uma bem estruturada rede de outros serviços essenciais que não lhe deixa “isolado” do mundo.

Com a vantagem, é claro, de ter tudo isso emoldurado por belos cenários. Você encontra lojinhas de artesanato, roupas transadas, biquinis, moda surf e itens de decoração. Muitos deles feitos pelas mãos talentosas de artistas locais ou por gente que se estabeleceu em busca de um novo estilo de vida. Pequenos mercados e lojas de conveniências, com internet, revistas e jornais, funcionam em horário estendido como nas grandes cidades.

No Rosa dá até para se dedicar a um novo aprendizado: tem escolas de wind e kite surf, e as já consagradas escolas de surf. Farmácia, locadora de DVD, aluguel de veículos, posto de combustível, táxis e serviços de traslado são outras comodidades disponíveis, além de serviços públicos como posto de saúde e policiamento.

Em 2003, a Praia do Rosa foi reconhecida como uma das 30 baías mais belas do mundo. O título, uma espécie de selo de qualidade, foi concedido pelo Club de las plus belles baies du monde, uma Organização Não Governamental com sede em Paris.

Conhecida nacionalmente por seu porto, Imbituba também ficou célebre pela Praia do Rosa – a única baía brasileira a fazer parte do seleto Clube das Mais Belas do Mundo. Imbituba possui nove paradisíacas praias onde se destacam internacionalmente a Praia do Rosa, Praia daVila e Praia da Barra da Ibiraquera. A Praia da Vila desde 2004 recebe o Campeoanto Mundial de Surfe (WCT), e em 2007, tornou-se sede oficial do evento.

A Praia da Barra da Ibiraquera é o recanto dos velejadores. Conhecida por suas famosas ondas para a prática deste esporte, sediou em 2007 o Campeonato Brasileiro de Wind e Kite Surfe e também o Mundial de Wind Surfe. O atual campeão mundial de Wind Surfe, Kauli Seadi, já “adotou o local”, onde têm residência e treina constantemente.

Existem lugares no mundo que não precisam de definições estatísticas, um deles sem dúvida é a Praia do Rosa. Ranqueada como uma das trinta baias mais belas do mundo e uma das dez mais bonitas do Brasil, este “pequeno paraíso” surpreende, não só pelo capricho da natureza em sua formação: com costões, mata atlântica, morros, lagoas e a praia com ondas perfeitas para a prática do surf, dividida em Rosa sul e Rosa norte, mas também pela estrutura turística integrada de forma perfeita com a paisagem.

São cabanas, pousadas, bares e restaurantes que de tão bem colocados no contexto geral, parecem ter nascido ali mesmo, junto com a formação natural do lugar, sem contar que nos meses de julho a novembro as mais ilustres visitantes são as baleias franca, que aqui vêm dar a luz e amentar seus filhotes e se deixam avistar a menos de 30 metros da praia, principalmente próximo aos costões do sul e do norte.

Na Praia do Rosa, você descobrirá que o rústico não precisa ser desprovido de conforto e luxo e que a preservação não impede o desenvolvimento quando se respeita o significado do termo crescimento sustentável. Estar no Rosa, além de ser uma das melhores opções de entretenimento turístico do Brasil, é também uma experiência de aprendizado ecológico inesquecível.



Título de excelência e avaliações